Home

As 14 horas do dia 19 de Março foi finalizada, pela Comissão Guarani Nhemonguetá, a ocupação ao Núcleo da FUNAI em Palhoça. Recebendo ligação telefônica do Sr. Márcio Meira, Presidente da FUNAI, que se comprometeu em exonerar do cargo o Sr. José João de Oliveira, e passar o cargo a um indígena Guarani indicado pela Comissão em Assembléia no prazo de um mês.

A Comissão que reúne os caciques e lideranças das aldeias Guarani do estado de SC, ainda encaminharam documento ao Presidente da FUNAI exigindo a criação de uma Administração Executiva Regional da FUNAI em Florianópolis urgentemente. Esta demanda é antiga e tem apoio da etnia Xokleng e do Ministério Público Federal de Florianópolis.

Leia abaixo o último documento enviado ao Presidente da FUNAI.

_____________________

Comissão Catarinense Guarani Nhemongueta

Santa Catarina – Brasil

Palhoça, 19 de Março de 2009.

Ao: Sr. Márcio Meira

Presidente da FUNAI

Cc: Sra. Analúcia Hartmann

MPF – Florianópolis

Procuradoria Geral da República

6a Câmara

A Comissão Nhemongueta, que reúne os caciques e lideranças das aldeias Guarani de Santa Catarina, de acordo com a resposta positiva do Sr. Presidente da FUNAI quanto a saída do Sr. José João de Oliveira do cargo de Chefe do Núcleo de Palhoça e a nomeação de um indígena Guarani para ocupá-lo, vimos por meio deste agradecer.

Assim como, vimos afirmar que mantém-se a posição da Comissão Guarani Nhemongueta de criação de AER em Florianópolis, somado ao povo Xokleng e Ministério Público Federal de Florianópolis, que enviaram documentos no dia 17 de março ao Sr. Presidente Márcio Meira, exigindo a criação.

Cita-se o documento do MPF (Of. nº 537/09-DTCC/PR/SC), coloca que os indígenas catarinenses reivindicam “há anos uma verdadeira sede nesta capital para uma eficaz defesa de seus direitos e promoção de seus interesses comunitários”.

Cita-se o documento Xokleng assinado pelo Cacique Geral Aniel Priprá, coloca que “entendemos que uma administração na região de Florianópolis irá proporcionar um melhor atendimento nas ações da educação, saúde e atividades produtivas, bem como termos um maior apoio na demarcação de nossas terras, além de estar mais próximos das comunidades e das ações administrativas do governo do estado de SC, estado em que se localiza a grande maioria das comunidades atendidas pela administração sediada no Paraná”.

Para tanto, solicitamos da FUNAI/BSB o maior empenho possível no encaminhamento dos trâmites para que se crie a AER Florianópolis, como também solicitamos informações sobre o andamento dos encaminhamentos para que possamos informar nossas comunidades e caciques e, inclusive, nos juntar e auxiliar no âmbito político para que sejam aprovadas pelos poderes Executivo e Legislativo, se for o caso, mudanças que virão a melhorar o trabalho da FUNAI.

A Comissão Nhemongueta.

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s