Home

Mapa de 1616 mostra território Guarani e comprova que o povo chamado Carijó é ancestral do povo Guarani que até hoje vive na região do Conesul da América do Sul.

(Clique na imagem para amplia)

Este mapa mostra a região abaixo do Trópico de Capricórnio, do Paraguai, Bacia do Rio da Prata e Litoral Atlântico Sul. É obra de Willem Blaeu (1571-1638), o fundador da famosa dinastia de cartógrafos Holandeses. Blaeu estudou astronomia, matemática, e produção de globos com o acadêmico Dinamarquês Tycho Brahe antes de estabelecer seu estúdio de criação de mapas em Amsterdam. Em 1633, ele foi designado cartógrafo da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. Em 1635, junto com seus filhos Joan e Cornelis, Blaeu publicou o Atlas Novus (Novo Atlas), uma obra de 11 volumes constituída por 594 mapas.

Esta relíquia disponibilizada pela Biblioteca Digital Mundial (http://www.wdl.org/) pode auxiliar a encerrar com sistemáticas denúncias de anti-indígenas que tentam denegrir a imagem do povo indígena Guarani e suas atuais denominações, Mbyá, Avá Guarani, Xiripa, Nhandeva, Apapocuva, entre outras, que sobrevivem aos mais de 500 anos de massacre e expulsão de seu território milenar.

As Terras Indígenas no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil que são demarcadas para este povo sofrem com esta polêmica. Como o caso das áreas em Santa Catarina que estão com processos demarcatórios paralisados por ações judiciais que afirmas que os Guarani atuais não são nativos do estado de SC, mas sim os Carijós como diz a literatura.

Este mapa é melhor visualizado no sitio http://www.wdl.org/pt/item/1101/zoom.html

Imagem de satélite do território Guarani atual demonstra sua intensa devastação.

3 pensamentos em “Mapa de 1616 aponta território Guarani

  1. Pingback: Justiça anula portaria do MJ que declara Terra Indígena Araça’i, no Oeste de SC « A Cor da Terra

    • venha conhecer cunha porã e saudades para voce conhecer um povo que trabalha e tem no seu passado uma historia de lutas conquistadas com suor de seus pais avos e bisavos para ter pelo menos tranquilidade paz e amor para colher os frutos das sementes que aqui plantaram.
      se aqui é terra indiguena oque se dizer do brasil intero onde voce mora tambem é dos indios pare de trabalhar oque voce compra nem teu é.

  2. Pingback: Justiça anula portaria do MJ que declara Terra Indígena Araça’i, no Oeste de SC | Povos Indígenas no Sul

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s