Home

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou hoje (27) que o presidente Luiz Inácio Lula assinará, na próxima semana, o decreto que cria a Secretaria de Saúde Indígena. O novo órgão substituirá a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na atividade de cuidar da saúde dos índios.

“Está tudo pronto. Essa é uma reivindicação histórica de todas as etnias, temos que melhorar a qualidade do atendimento aos 400 mil índios brasileiros”, afirmou o ministro após a divulgação de pesquisa com dados sobre obesidade.

De acordo com Temporão, uma comissão está trabalhando a transição do atendimento da Funasa para o ministério e a expectativa é de que até o final do ano esteja “tudo concluído”.

Embora criticada por movimentos indigenistas, dados da Funasa, divulgados na semana passada, mostram redução de 5,5% da taxa de mortalidade infantil indígena entre 2008 e 2009. Em relação a 1999, a queda foi de 43,8%.

Entenda melhor em https://acordaterra.wordpress.com/2010/08/03/medida-provisoria-que-cria-secretaria-especial-de-saude-indigena-e-aprovada-pelo-senado/

Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s